Hemograma
Realize Hemograma Completo no SCS Laboratório.
Hemograma é um exame que avalia as células sanguíneas de um paciente, ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos. O exame é requerido pelo profissional de saúde para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença.
TGO
A TGO é uma enzima que fica guardada dentro do fígado, é dosada para avaliar a saúde desse orgão. A principal lesão do fígado é a hepatite, e suas principais causas são infecções por vírus, alguns remédios e o álcool.
Os exames do fígado devem ser realizados em pessoas com febre, pele e olhos amarelados, enjoo e vômitos, urina muito escura (cor de Coca-Cola®) e fezes mais claras. Além disso, pessoas com hepatite B e C, ou que fazem consumo excessivo de álcool, devem realizar esse exame regularmente. Pessoas saudáveis podem fazer o exame como avaliação de saúde de rotina.
TGP
O exame de sangue ALT, também conhecido como exame TGP, é solicitado para avaliar a função do fígado.
Exame TGP é o exame laboratorial que mede os níveis da enzima transaminase glutâmico-pirúvica (TGP) no sangue. Ele serve principalmente para investigar problemas no fígado. Também conhecida como alanina aminotransferase (ALT), a enzima TGP participa das reações bioquímicas para a produção de energia.
Uréia
Saiba mais sobre o exame de uréia e como ele avalia a função renal.
O exame de ureia visa verificar a quantidade de ureia no sangue para saber se os rins e fígado e estão funcionando corretamente. A ureia é uma substância produzida pelo fígado, como resultado do metabolismo das proteínas provenientes da alimentação.
Creatinina
A Creatinina é uma substância derivada da Creatina que está presente no nosso corpo e pode ajudar a descobrir a saúde dos rins.
A creatinina é um produto da degradação da fosfocreatina no músculo, e é geralmente produzida em uma taxa praticamente constante pelo corpo — taxa diretamente proporcional à massa muscular da pessoa: quanto maior a massa muscular, maior a taxa.
Testosterona
Algumas doenças também podem alterar a quantidade de testosterona no sangue. Esse exame mostra se os níveis estão alterados fora da faixa normal.
Com o envelhecimento, é natural que ocorra uma diminuição da produção de testosterona. Algumas doenças também podem alterar a quantidade de testosterona no sangue. Esse exame mostra se os níveis estão alterados fora da faixa normal, permitindo que o médico indique, por exemplo, a reposição hormonal se necessário.
Testosterona Livre
A testosterona livre representa a concentração de testosterona que está disponível no organismo.
Nos homens, níveis anormais ajudam a explicar dificuldades com a ereção (disfunção erétil), para engravidar a parceira (infertilidade) ou puberdade prematura ou tardia.
PSA Total
O PSA é produzido pela próstata. Ele pode estar aumentado em diversas condições que afetam a próstata incluindo câncer. No sangue, o PSA pode circular sozinho ou ligado a proteínas.
Esse exame é importante em pacientes que têm PSA total maior que 2,5 ng/mL pois ajuda o médico a diferenciar condições benignas e malignas da próstata.
Sódio
Esse exame ajuda a mostrar como está o funcionamento dos rins. Doenças renais podem modificar a eliminação do sódio na urina.
Esse exame ajuda a mostrar como está o funcionamento dos rins. Doenças renais podem modificar a eliminação do sódio na urina, fazendo com que sua dosagem no sangue se altere. Pessoas com pressão alta e diabetes, que são as principais causas de doença dos rins, devem fazer esse exame como forma de acompanhar o tratamento.
Potássio
O potássio é um eletrólito presente em grande quantidade dentro das células do corpo. Alterações na quantidade de potássio no sangue podem prejudicar a contração dos músculos, os batimentos do coração e o funcionamento do sistema nervoso.
O potássio pode estar alterado por diversos motivos, como doenças dos rins e endócrinas. Essas alterações podem causar problemas desde cãibras até arritmias cardíacas, que são batimentos do coração fora do ritmo normal. Por isso, a dosagem de potássio é muito importante em praticantes de atividade física. Esse exame também é indicado para idosos, uma vez que as doenças dos rins são mais comuns nessa faixa etária.
PSA Livre
A importância deste exame é a relação, pois fornece excelente previsibilidade para diferenciar lesões benignas das malignas.
Enzima produzida pelas células da próstata cuja concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo. O exame PSA é simples e indolor e é feito por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.
Magnésio
O magnésio está presente nos nossos ossos, dentro das células e no sangue. Ele participa de reações químicas que fornecem energia para o corpo, principalmente nos músculos e no sistema nervoso.
O consumo frequente de álcool é uma das principais causas de diminuição do nível sanguíneo de magnésio. Sendo assim, pessoas que têm esse hábito de bebida devem fazer o exame para investigar se há deficiência de magnésio.