
Hemograma
Realize Hemograma Completo no SCS Laboratório.
Hemograma é um exame que avalia as células sanguíneas de um paciente, ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos. O exame é requerido pelo profissional de saúde para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença.

TGO
A TGO é uma enzima que fica guardada dentro do fígado, é dosada para avaliar a saúde desse orgão. A principal lesão do fígado é a hepatite, e suas principais causas são infecções por vírus, alguns remédios e o álcool.
Os exames do fígado devem ser realizados em pessoas com febre, pele e olhos amarelados, enjoo e vômitos, urina muito escura (cor de Coca-Cola®) e fezes mais claras. Além disso, pessoas com hepatite B e C, ou que fazem consumo excessivo de álcool, devem realizar esse exame regularmente. Pessoas saudáveis podem fazer o exame como avaliação de saúde de rotina.

TGP
O exame de sangue ALT, também conhecido como exame TGP, é solicitado para avaliar a função do fígado.
Exame TGP é o exame laboratorial que mede os níveis da enzima transaminase glutâmico-pirúvica (TGP) no sangue. Ele serve principalmente para investigar problemas no fígado. Também conhecida como alanina aminotransferase (ALT), a enzima TGP participa das reações bioquímicas para a produção de energia.
Uréia
Saiba mais sobre o exame de uréia e como ele avalia a função renal.
O exame de ureia visa verificar a quantidade de ureia no sangue para saber se os rins e fígado e estão funcionando corretamente. A ureia é uma substância produzida pelo fígado, como resultado do metabolismo das proteínas provenientes da alimentação.
Creatinina
A Creatinina é uma substância derivada da Creatina que está presente no nosso corpo e pode ajudar a descobrir a saúde dos rins.
A creatinina é um produto da degradação da fosfocreatina no músculo, e é geralmente produzida em uma taxa praticamente constante pelo corpo — taxa diretamente proporcional à massa muscular da pessoa: quanto maior a massa muscular, maior a taxa.
Testosterona
Algumas doenças também podem alterar a quantidade de testosterona no sangue. Esse exame mostra se os níveis estão alterados fora da faixa normal.
Com o envelhecimento, é natural que ocorra uma diminuição da produção de testosterona. Algumas doenças também podem alterar a quantidade de testosterona no sangue. Esse exame mostra se os níveis estão alterados fora da faixa normal, permitindo que o médico indique, por exemplo, a reposição hormonal se necessário.
Testosterona Livre
A testosterona livre representa a concentração de testosterona que está disponível no organismo.
Nos homens, níveis anormais ajudam a explicar dificuldades com a ereção (disfunção erétil), para engravidar a parceira (infertilidade) ou puberdade prematura ou tardia.
PSA Total
O PSA é produzido pela próstata. Ele pode estar aumentado em diversas condições que afetam a próstata incluindo câncer. No sangue, o PSA pode circular sozinho ou ligado a proteínas.
Esse exame é importante em pacientes que têm PSA total maior que 2,5 ng/mL pois ajuda o médico a diferenciar condições benignas e malignas da próstata.
Sódio
Esse exame ajuda a mostrar como está o funcionamento dos rins. Doenças renais podem modificar a eliminação do sódio na urina.
Esse exame ajuda a mostrar como está o funcionamento dos rins. Doenças renais podem modificar a eliminação do sódio na urina, fazendo com que sua dosagem no sangue se altere. Pessoas com pressão alta e diabetes, que são as principais causas de doença dos rins, devem fazer esse exame como forma de acompanhar o tratamento.

Potássio
O potássio é um eletrólito presente em grande quantidade dentro das células do corpo. Alterações na quantidade de potássio no sangue podem prejudicar a contração dos músculos, os batimentos do coração e o funcionamento do sistema nervoso.
O potássio pode estar alterado por diversos motivos, como doenças dos rins e endócrinas. Essas alterações podem causar problemas desde cãibras até arritmias cardíacas, que são batimentos do coração fora do ritmo normal. Por isso, a dosagem de potássio é muito importante em praticantes de atividade física. Esse exame também é indicado para idosos, uma vez que as doenças dos rins são mais comuns nessa faixa etária.

PSA Livre
A importância deste exame é a relação, pois fornece excelente previsibilidade para diferenciar lesões benignas das malignas.
Enzima produzida pelas células da próstata cuja concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo. O exame PSA é simples e indolor e é feito por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.
Magnésio
O magnésio está presente nos nossos ossos, dentro das células e no sangue. Ele participa de reações químicas que fornecem energia para o corpo, principalmente nos músculos e no sistema nervoso.
O consumo frequente de álcool é uma das principais causas de diminuição do nível sanguíneo de magnésio. Sendo assim, pessoas que têm esse hábito de bebida devem fazer o exame para investigar se há deficiência de magnésio.
Dezembro Vermelho é uma campanha internacional de conscientização sobre o HIV/AIDS, realizada anualmente em dezembro.
A campanha foi criada em 1988, nos Estados Unidos, e desde então se espalhou globalmente.
- 38 milhões de pessoas vivem com HIV globalmente (ONU, 2022).
- 73% das pessoas com HIV recebem tratamento (ONU, 2022).
- Brasil registrou 134.000 novos casos em 2021 (Ministério da Saúde).
Objetivos da campanha:
1. Promover a conscientização sobre a doença.
2. Reduzir estigma e discriminação.
3. Encorajar testagens.
4. Prevenir novas infecções.
Saber é cuidar!
O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) é um teste utilizado para detectar e monitorar o câncer de próstata.
- Quando realizar o exame:
1. Idade: Homens a partir de 45 anos devem realizar o exame anualmente, a menos que o médico recomende outra frequência.
2. Fatores de risco: Homens com histórico familiar de câncer de próstata, obesidade, dieta rica em gorduras saturadas ou exposição a substâncias químicas devem iniciar os exames mais cedo.
3. Sintomas: Se apresentar sintomas como dor ao urinar, frequência urinária aumentada, fluxo urinário fraco ou sangue na urina.
O exame de PSA é uma ferramenta importante para detectar o câncer de próstata em estágios iniciais.
Agende sua exame! Simples e rápido.
📲 (11) 98612-8412 | (11) 95974-2429
☎ (11) 2205-6746
🖥 www.scslaboratorio.com.br
📍 UNIDADE : TATUAPÉ
Rua Itapura, 239 - Conj 1504, Tatuapé - São Paulo/SP
Alerta importante para o fim de ano‼️
Não esqueça de realizar seus exames de rotina e check-ups antes de terminar o ano!
Alguns motivos para não adiar:
- Garantir a saúde e bem-estar para as festas de fim de ano.
- Aproveitar o período de férias para cuidar da saúde.
- Evitar filas e agendamentos no início do ano.
- Ter um novo ano com saúde e tranquilidade.
Priorize sua saúde e agenda seus exames já!
📲 (11) 98612-8412 | (11) 95974-2429
☎ (11) 2205-6746
🖥 www.scslaboratorio.com.br
📍 UNIDADE: TATUAPÉ
Rua Itapura, 239 - Conj 1504, Tatuapé - São Paulo/SP
Saudações aos Biomédicos!
Hoje é dia de celebrar o trabalho deste profissional da saúde que desempenha papel fundamental no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.
Agradecemos a dedicação e compromisso com saúde e bem-estar das pessoas!
Hoje é o Dia Mundial do Diabetes, uma data para lembrar a todos sobre a gravidade desta doença, que sem o devido tratamento, pode levar a complicações graves!
Se você já possui diagnóstico de diabetes, cuide da sua alimentação, pratique exercícios, siga o fragmento prescrito e faça seus exames regularmente!
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
#psa #cancerdeprostata #novembroazul #novembroazul💙
O mês mudou e a cor também, porém os cuidados permanecem!
📲 (11) 98612-8412 | (11) 95974-2429
☎ (11) 2205-6746
🖥 www.scslaboratorio.com.br
📍 UNIDADE TATUAPÉ
Rua Itapura, 239 - Conj 1504, Tatuapé - São Paulo/SP
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada 100 mil mulheres, 61,61 podem ser acometidas pelo câncer de mama, e 15,38 delas podem desenvolver o câncer de colo do útero.
E por isso, a prevenção é o melhor caminho:
É importante manter seus exames em dia para que, caso detectado, seja feito com antecedência.
O câncer de mama é o mais comum entre mulheres no mundo e, se detectado na fase inicial, a chance de cura pode chegar a 90%, enquanto o de colo do útero, também quando descoberto precocemente, as chances são de 95%.
Para manter a saúde em dia é imprescindível a realização de consultas médicas regulares e de Check-ups, em todas as fases da vida, principalmente se houver histórico de câncer na família, momento no qual os cuidados com a saúde devem ser redobrados.
Aproveite nosso check-up!
📲 (11) 98612-8412 | (11) 95974-2429
☎ (11) 2205-6746
🖥 www.scslaboratorio.com.br
📍 UNIDADE 1: TATUAPÉ
Rua Itapura, 239 - Conj 1504, Tatuapé - São Paulo/SP
A segurança do paciente envolve um conjunto de medidas destinadas a proteger os pacientes contra riscos, eventos adversos e danos desnecessários durante o atendimento nos serviços de saúde.
Estima-se que entre 4 e 17% dos pacientes admitidos em serviços de saúde sofram incidentes relacionados à assistência, que podem afetar sua saúde e recuperação, desde quedas durante o transporte até complicações graves que podem resultar em óbito.
Em resposta a essa questão global, a OMS lançou o Programa de Segurança do Paciente, focado na prevenção de eventos adversos evitáveis. Reconhecendo que erros acontecem, o programa visa mudar a cultura de interpretação e análise dos incidentes de saúde, promovendo a aprendizagem e a prevenção de falhas.
No Brasil, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), lançado em 2013, tem o intuito de melhorar a qualidade do cuidado em saúde em todo o país. Uma das metas é incluir ativamente os pacientes e seus familiares nas ações de segurança. Para isso, é crucial o engajamento dos gestores, profissionais de saúde e pacientes.
